Quem sou eu

Minha foto
Um ser humano sedento de Deus,procurando aprimorar-se a cada dia nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, nas oportunidades que a vida me apresenta, seja na alegria, na dor, nas conquistas, nas derrotas, enfim, em tudo procurando enxergar com os olhos da fé. Esta fé que há 16 anos me impulsiona a ser catequista no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Ourinhos-SP, Comunidade do meu coração.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A HISTÓRIA DA MINHA COMUNIDADE: PARÓQUIA SANTUÁRIO Nª Sª DE GUADALUPE




Há meio século, mais precisamente em 02 de maio 1954, foi lançada a pedra fundamental que dava início à criação da futura Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Diante da grande necessidade espiritual do povo, muitas pessoas num só ideal mobilizaram-se em prol da construção da tão desejada paróquia, assim todos seriam melhor assistidos. Em 12 de dezembro de 1957, Dom Henrique Golland Trindade, Bispo de Botucatu, assina a provisão da criação da paróquia, occasião em que os padres josefinos já estavam trabalhando nesta comunidade. Com muito trabalho, doação e perseverança, a instalação da Nova Paróquia deu-se no dia 27 de abril de 1958.


A solenidade foi precedida por um intenso programa festivo organizado pelo superior na missão, Pe. Bernardino Baccolo, que para alegria do povo, foi eleito o primeiro pároco da recém paróquia.

Os anos vão se passando, muitos trabalhos realizados, e no dia 12 de dezembro de 1961 o prefeito de Ourinhos, Sr. Antônio Luiz Ferreira, através do deceto 257 elegeu oficialmente Nossa Senhora de Guadalupe como Rainha de Ourinhos, após uma consulta feita ao povo ourinhense, resultando num abaixo-assinado com quase 24 mil assinaturas. Monsenhor Silvio Maria Dário, que veio respresentando o senhor Bispo, benze a coroa de ouro com a qual a Virgem de Guadalupe vai ser coroada, após uma solene consagração da cidade de Ourinhos à Nossa Senhora.

Nas festividades do ano 2000, na celebração do Jubileu, o Bispo de Diocese de Ourinhos, Dom Salvador Paruzzo proclama a paróquia como Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, a nivel Diocesano. Na construção dessa história, somos eternamente gratos a Congregação dos Oblatos de São José que sempre se fizeram presente, colocando seus carismas e dons para o crescimento espiritual desta comunidade.

Em 2008 nossa Comunidade completou 50 anos de existência. Foi criada uma equipe de leigos, "a equipe dos 50 anos",supervisionada pelo nosso Pároco Pe Antonio Luiz de Oliveira, e dirigida pelo nosso irmão Wanderley Tiburcio, que preparou toda a programação das festividades, incluindo novenas mensais, visitas às Paróquias da cidade e de outras cidades onde há padres josefinos trabalhando, dentre elas, Londrina-PR, São Paulo-SP, Curitiba-PR, Três Barras-PR, etc, onde durante a celebração, toda preparada por nossa Comunidade e celebrada pelos nossos padres, divulgávamos a nossa história e o nosso amor a Nossa Senhora de Guadalupe, nossa padroeira.
Aqui estão alguns membros da equipe de organização:
Nesta foto estão também o Provincial dos Padres Josefinos Padre Neto, Pe Sebastião, Pe Bennelson, Pe Antonio Luiz e a Belkis, vice-prefeita de nossa cidade.

Ante um ardoroso e intenso trabalho de divulgação e resgate da nossa história, nossa Comunidade ganhou uma pintura nova, e um novo jardim, que a tornou ainda mais bonita. Vejam:

E concluindo este trabalho tão bonito que envolveu leigos e sacerdotes ornamentamos a nossa igreja com muito carinho.


Preparamos da melhor forma possível a liturgia, com uma bonita coroação de Nossa Senhora, com fogos de artificios e tudo o mais.

A festa começou bem cedo com a catequese onde foram lançadas ao vento balões contendo orações de agradecimentos de nossos catequizandos à Virgem de Guadalupe. O céu ficou maravilhoso.


Nesta foto estão Luciana, minha amiga de todas as horas, também catequista, e o coordenador desta festa maravilhosa: meu amigo Wanderley e eu, claro, que não podia faltar nesta festa.


O jubileu marca o fim de uma etapa e o início de outra, mais agraciada que a anterior. Por isso queremos nos comprometer comunitariamente, para que essa nova etapa seja vivida com ardor missionário, fortalecidos na fé, na esperança e na caridade.

Que Deus abençoe o nosso amigo e pároco Pe Antonio Luiz pelo carinho, respeito e confiança que depositou em cada paroquiano no desempenhar de suas funções. Pela palavra amiga, pelo conselho dado, pelas orientações passadas e por ser nosso pastor, pai, companheiro desta caminhada em direção à casa do Pai. Que nossa Mãe de Guadalupe, juntamente com São José abençoe todos os padres josefinos que trabalham ou trabalharam nesta Comunidade e, que sejam acolhidos os que adormeceram no Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário