Quem sou eu

Minha foto
Um ser humano sedento de Deus,procurando aprimorar-se a cada dia nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, nas oportunidades que a vida me apresenta, seja na alegria, na dor, nas conquistas, nas derrotas, enfim, em tudo procurando enxergar com os olhos da fé. Esta fé que há 16 anos me impulsiona a ser catequista no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Ourinhos-SP, Comunidade do meu coração.

terça-feira, 22 de junho de 2010

PISTAS PARA NÃO DESISTIRES

"1- Dar catequese é um caminho; não um passo!

Os nossos passos estão cheios de percalços: - Incompreensão dos pais, atitudes prepotentes, intrigas dos colegas catequistas,
crianças desinteressadas, dúvidas de fé...
Só de olhar para cada uma dessas possibilidades, ficamos desanimados.
Por isso é importante não perder de vista o horizonte global.

Não nos perdemos no detalhe e saber apreciar o todo da pintura.
• Tropeçaste numa pedra?
Não vale pena desanimar!
Interioriza que o caminho é longo. E belo. E que a meta vale a pena.
Aprende a relativizar as coisas pequenas em função das coisas grandes.
Olha para os pequenos passos que dás (fáceis ou difíceis) com o olhar de Jesus.
Vais ver que surpresas te podem acontecer!

2. Lembra-te das razões porque és catequista

Por teres sentido um apelo a evangelizar?
Por partilhares com os outros uma experiência que encheu de sentido a tua vida?
Porque não aceitas estar passivamente em Igreja?
Pelo gosto de educar?
Eu, pessoalmente, recordo-me das minhas solidões e angústias de adolescente. E da irmã Lucília que era minha catequistas e da sua paciência e respeito por mim. E de ter aberto para mim horizontes grandes, quando já me resignava à mesquinhez.

3. Cura-te das falsas motivações

Das motivações débeis. Porque todos as temos.
Pensa, não sou catequista para conseguir aplausos dos pais e convites para almoçar no dia da comunhão da filha.
Não sou catequista para "fazer qualquer coisa".
Não sou catequista por obrigação, para "pagar" o crisma.
Não sou catequista para me esquecer das complicações da vida familiar.

4. Renova-te

No corpo e na alma. Começa a "fazer" catequese é... emocionante.
Ser catequista é desgastante. Tens de conseguir chegar à catequese com energia. Fresco como uma alface. Capaz de transmitir, também em termos físicos a qualidade de vida que o Evangelho nos oferece.
Precisas de tempo para ti.
Para a tua oração.
Para pensares o teu projecto de vida.
Para investires na tua formação.

Precisas de descansar um pouco e olhar o caminho que já fizeste.
Senta-te na berma e olha para os quilómetros que já fizeste.
E agradece-os a Deus. Olha a paisagem à tua frente. Pede-Lhe força para os vencer.

Escuta a voz que soa no mais fundo de ti: "Está na hora. Vamos anunciar o Meu evangelho? Eu sabia que podia contar contigo

E responde-Lhe: "Vamos. Não será fácil. Mas com Contigo é possível”

(Editorial da revista de catequistas; Rui Alberto; Edições Salasianas ) "
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário